CFF inaugura polo do Cuidado Farmacêutico no SUS em Belém

O Conselho Federal e Farmácia (CFF) começa nesta sexta-feira e sábado, dias 13 e 14 de abril, a capacitação em serviço para implantação do Cuidado Farmacêutico no SUS em Belém, Pará. O lançamento do curso será no dia 13, às 8h30, no auditório do Hospital Ophir Loyola, com a presença do secretário municipal da Saúde de Belém, Sérgio Amorim, e do prefeito Zenaldo Coutinho. As atividades serão iniciadas menos de um mês depois da anuência do secretário. Serão capacitados 140 farmacêuticos, em duas turmas de 70 profissionais cada.

Após o término do curso, que durará oito meses, os farmacêuticos atuarão de forma integrada às equipes de saúde ofertando serviços como acompanhamento a pacientes com hipertensão, diabetes, asma, doenças mentais e doenças transmissíveis, como a tuberculose. Os profissionais também serão capacitados para a inserção da fitoterapia no arsenal terapêutico destinado aos usuários do SUS. Nos locais onde a prática integrativa já utilizada, eles reforçarão o grupo responsável pela prescrição e acompanhamento de fitoterápicos.

Esse é o primeiro de uma série de polos do projeto Cuidado Farmacêutico no SUS prevista para o estado do Pará. Contando com esse, já são 15 polos e 946 farmacêuticos contemplados em todo o país. “Importante ressaltar que se trata de uma capacitação presencial, com forte componente prático, que visa à efetiva implantação dos serviços farmacêuticos no SUS, principalmente na Atenção Básica”, comenta o presidente do CFF, Walter da Silva Jorge João. “Ao final do curso, nossa expectativa é deixar os serviços em pleno funcionamento, com os farmacêuticos atuando no cuidado ao paciente, e a população sendo muito bem atendida”, diz ele.

Conselheiro federal de Farmácia pelo Pará, Walter da Silva Jorge João assinala que se empenhou muito para que a capacitação fosse levada à capital de seu estado. “Fico feliz em ter conseguido intermediar a parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Belém para que o curso fosse realizado”, diz o presidente do CFF, em alusão ao fato de que a anuência do secretário de Saúde do município é pré-requisito para a instalação de polos do projeto em qualquer localidade. “Como o curso envolve a estruturação do serviço, é necessário que o município assuma o compromisso com o CFF de implantar os consultórios farmacêuticos para que os farmacêuticos sejam capacitados pelo conselho.”

O presidente do CFF lembra que o curso, além de promover a melhoria da qualidade da assistência à saúde dispensada aos usuários do SUS, valoriza o farmacêutico, estimulando sua inserção nas equipes de saúde. “O projeto dá visibilidade ao trabalho dos colegas e, junto com a atualização da antiga tabela SIA/SUS, atual SIGTAP (viabilizada a partir de reivindicações do CFF ao Ministério da Saúde), tem contribuído para abrir as portas da rede pública para novas contratações”, comenta.

O Projeto Cuidado Farmacêutico chega reformulado a Belém e aos demais polos do Pará. “Além do módulo de saúde mental, implantado recentemente, teremos dois módulos extras – doenças transmissíveis e asma”, comenta o coordenador do projeto, Valmir de Santi, conselheiro federal de Farmácia pelo estado do Paraná. “Quero agradecer aos gestores municipais pela receptividade e a sensibilidade demonstradas”, acrescenta Walter da Silva Jorge João, citando também o apoio dispensado pela equipe da Secretaria e pelo farmacêutico Randolfo Coelho. Ele lembra que Carlene Castro de Almeida, diretora do Departamento de Ações em Saúde (DEAS), e a coordenadora da Referência Técnica em Política de Medicamentos, Yranilde Ledo, não mediram esforços para que o lançamento do projeto fosse viabilizado em tempo recorde.

Iniciado no ano passado, o Projeto Cuidado Farmacêutico no SUS já começou a mudar arquitetura das unidades básicas de saúde dos municípios onde foi implantado. Seis estão com consultórios farmacêuticos estruturados e funcionando: Goiania- GO, Campo Grande-MS, Toledo-PR, Manaus-AM, Belo Horizonte-MG e Volta Redonda-RJ.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia – CFF