Farmacêuticos orientam pacientes no Bem Estar Global, em Fortaleza no dia 14/09

O Conselho Federal de Farmácia firmou parceria com a TV Globo para levar os cuidados farmacêuticos à população atendida durante a caravana do projeto Bem Estar Global, do programa Bem Estar. A sexta edição do programa será na sexta-feira, dia 14, das 8 às 13 horas, no Parque Bisão, em Fortaleza (CE). O Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE), a Secretaria Municipal de Saúde e a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC) também apoiam a iniciativa. “É uma parceria que vem dando certo e vem contribuindo enormemente para dar visibilidade ao trabalho do farmacêutico no cuidado à saúde”, comenta o presidente do Conselho Federal de Farmácia, Walter da Silva Jorge João.

O foco da participação dos farmacêuticos será contribuir para o uso correto, seguro e racional de medicamentos, visando à prevenção danos à saúde. Pesquisa recente realizada na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) comprova que estes danos, além de graves, custam muito caro para a saúde pública.

Segundo estimativa feita a partir dos dados coletados no levantamento, a morbidade relacionada à medicamento (MRM) geraria um custo de R$ 60 bilhões por ano para o Sistema Único de Saúde (SUS). A cada real investido no fornecimento, o governo gastaria cinco reais para tratar morbidades relacionadas a medicamentos. Metade dos casos avaliados na pesquisa seriam evitados com uma supervisão mais cuidadosa e efetiva do uso dos medicamentos.

AÇÃO – Os farmacêuticos vão atuar no combate à MRM, auxiliando os usuários de medicamentos a obter o máximo benefício possível de seus tratamentos, com o menor risco. A coordenadora da ação e responsável técnica pela tenda, a farmacêutica Josélia Frade, o conselheiro federal de Farmácia pelo Estado do Ceará, Luiz Claudio Mapurunga, e o presidente do CRF-CE, Jandry Barreto, convidam a população a participar da atividade. “Venham munidos de seus medicamentos, receitas e resultados de exames laboratoriais, caso tenham. A intenção é identificar problemas, como uso incorreto e reações adversas, e intervir tecnicamente no sentido de corrigi-los, dentro do âmbito profissional”, explica Josélia Frade.

Josélia Frade, que também é assessora da Presidência do CFF, explica que os farmacêuticos também vão organizar os medicamentos utilizados pelos pacientes, visando facilitar seu uso. Pessoas com diabetes em uso de insulina, receberão seletores que indicam o local correto para a aplicação do medicamento. Também aprenderão como reciclar embalagens plásticas de parede rígida para descarte de seringa de aplicação de insulina, lancetas e tiras reagentes, evitando o descarte no lixo comum.

Serão realizados medida de pressão arterial, dosagem da glicemia e colesterol capilar para a avaliação da efetividade e da segurança dos tratamentos. Casos que demandarem cuidados emergenciais, diagnóstico ou acompanhamento contínuo, serão encaminhados aos serviços de saúde.

Práticas integrativas estão na pauta das atividades, que incluirão orientações sobre plantas medicinais.

DESCARTE CORRETO – Os farmacêuticos irão orientarão sobre o descarte correto e distribuirão um folheto com a lista dos pontos de coleta para medicamentos vencidos e em desuso, existentes em Fortaleza.

O programa Bem Estar Global 2018 já foi promovido pela Rede Globo em outras capitais: Salvador (BA), Porto Velho (RO), Goiânia (GO), Betim (MG) e Campo Grande (MS). Após a edição de Fortaleza (CE), está prevista a realização em Cuiabá, Recife (PE) e Ribeirão Preto (SP). A caravana é realizada há quatro anos e tem oferecido atendimentos de saúde gratuitos para a população por meio da cooperação de entidades convidadas que participam voluntariamente prestando serviços à comunidade.

Mais informações nos

link 1: https://www.facebook.com/144846692296347/posts/1817717381675928/