Com o vírus inativado, a imunização vai ajudar grupos selecionados pelo Ministério da Saúde a evitar a doença e, assim, as complicações que ela pode trazer. Além de tomar a vacina (para os grupos indicados) e se prevenir contra a transmissão, manter hábitos saudáveis pode ajudar a enfrentar os sintomas e evitar as formas graves da doença.

Como explica a dra. Carla Domingues, coordenadora do Programa Nacional de Imunizações (PNI) do Ministério da Saúde, ter hábitos saudáveis fortalece o organismo e melhora as condições de produção dos anticorpos, que vão fazer a proteção contra a doença “Muitas pessoas vão ter gripe e não vão ter complicações. E vai ser basicamente quem não tem outras doenças de base e tem uma vida saudável, praticam esporte, tem uma alimentação saudável, ingerem bastante líquido, comem bastante verdura. Essas pessoas têm um organismo mais em condições de enfrentar uma doença, inclusive a gripe”, detalha a coordenadora.

Alimentação saudável

Helissa de Oliveira Mendonça Moreira, analista técnica da Coordenação Geral de Alimentação e Nutrição do Ministério da Saúde, explica que uma alimentação adequada e saudável aumenta a imunidade do corpo, contribuindo para a manutenção da saúde. “O sistema imunológico do nosso corpo tem uma série de reações bioquímicas que dependem de minerais específicos, vitaminas e aminoácidos, assim, uma dieta pobre e incompleta pode não oferecer os nutrientes necessários e as células de defesa de nosso corpo acabam ficando menos eficientes”, alerta.

“As recomendações do Guia Alimentar para a População Brasileira de basear a alimentação em alimentos in natura ou minimamente processados contribuem para o aumento da imunidade do corpo, pois alimentos de origem vegetal costumam ser boas fontes de fibras e de vários nutrientes e alimentos de origem animal são boas fontes de proteínas e da maioria das vitaminas e minerais de que necessitamos”, completa.

Saiba mais: clique aqui

Fonte: Portal Ministério da Saúde

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here