Farmácias e drogarias retomam as campanhas de saúde temáticas, que têm o objetivo de conscientizar e orientar a população, a partir de testes rápidos e gratuitos. Encabeçada pela Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma), o programa estreia entre 26 e 30 de março, com o tema obesidade, em alusão ao Dia da Saúde e da Nutrição (31 de março). No período, as pessoas podem solicitar aos farmacêuticos uma avaliação de peso, altura, taxa de gordura córporea e orientações para controle do peso.

As ações de saúde integram o programa Assistencia Farmacêutica Avançada, que está transformado as farmácias brasileiras. “A população já nos reconhece  como um ponto de referência em saúde, onde encontra auxílio de forma rápida e segura para dar sequência aos seus tratamentos”, ressalta o presidente executivo da Abrafarma, Sergio Mena Barreto. O sobrepeso e a obesidade desencadeiam uma série de doenças como hipertensão, diabetes e problemas nas articulações. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 700 milhões  de adultos serão considerados obesos até 2025. No Brasil, mais da metade da população  está acima do peso ideal, segundo o Ministério da Saúde.

Os serviços clínicos  nas drogarias são legitimados  pela Lei Federal nº 13.021/2014 e regulamentados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Atualmente mais  de 1.600 lojas de grandes redes oferecem atendimento personalizado em mais de 350 municípios  brasileiros, com custos acessíveis e mediante o agendamento de consultas. As campanhas estendem-se até novembro e contemplarão temas como vacinação, hipertensão, tabagismo, asma, autocuidado, colesterol,  revisão de medicação e diabetes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here