VOTAÇÃO COMENDA DO MÉRITO FARMACÊUTICO CEARENSE E MEDALHA DE HONRA AO MÉRITO FARMACÊUTICO OSWALDO RABELO

Farmacêutico(a),

A Medalha do Mérito Farmacêutico Prof. Oswaldo Rabelo destina-se a homenagear, através de reconhecimento público e inscrição nos arquivos e anais do CRF/CE, farmacêutico(a) que tenha, no decorrer de sua vida profissional promovido atos que tenha concorrido para o desenvolvimento, promoção, defesa e valorização da profissão farmacêutica, seja por sua atuação no campo científico, cultural, administrativo, político ou social.

A distinção honorífica, denominada “Comenda do Mérito Farmacêutico Cearense”, poderá ser concedida: Aos farmacêuticos que tenham prestado relevantes serviços ao Estado, ao Município e ao País no exercício da profissão;

Gostaríamos de sua participação na escolha de nossos homenageados em 2021, que estarão dispostos em suas devidas categorias, juntamente com o minicurrículo em nosso portal.

Tutorial: Para votar acesse a opção: CLIQUE AQUI” , que estará abaixo de todos os minicurrículos dos indicados, em seguida escolha uma opção em cada categoria e ao final clique em enviar seu voto . A votação estará disponível até o dia 04/01/2021 e somente farmacêuticos inscritos no CRF-CE podem participar do processo de escolha.

É importante ressaltar que será computado o primeiro voto, caso seja preenchido o formulário uma segunda vez a segunda opção será descartada.

A escolha definitiva se dará em Reunião Plenária por voto nominal de cada conselheiro / Diretor em um dos 3 (três) indicados mais votados que compõe a lista tríplice proveniente dessa votação, conforme §3º Art. 10 Deliberação 61/2020).

Critério de desempate: No caso de empate entre dois ou mais indicados, será escolhido aquele que possuir o menor número de inscrição no CRF/CE.

Botao-clique-aqui-site - Vanessa Moreira - Key of Life - Análise do Sangue  Vivo

ANÁLISES CLÍNICAS

ANA CAROLINA BARJUD MARQUES MÁXIMO Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade de Fortaleza (2004), com habilitação em Farmácia Industrial e Bioquímica Clínica (2005). Especialização em Hematologia e Hemoterapia pelo Hemocentro de Fortaleza,  HEMOCE-UFC (2007), MBA em Gestão de Negócios – Saúde pela Fundação Getúlio Vargas – FGV (2017). Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará- UECE (2018).Tem experiência na área de análises clínicas, análises de saúde pública, gestão em saúde e gestão da qualidade.  Atuou como Farmacêutica Analista Clínica no Laboratório Emílio Ribas de 2004 a 2013. É servidora da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará,  lotada no Laboratório Central de Saúde Pública- Lacen- CE, desde 2011, onde atualmente exerce a função de Chefe da Divisão de Biologia Médica. Responsável pela supervisão e controle de atividades laboratoriais especializadas de diagnóstico das doenças de notificação compulsória e outros agravos de interesse da saúde pública. Neste ano de 2020 vem atuando na linha de frente do diagnóstico laboratorial da Covid-19, sendo responsável por ministrar treinamentos, bem como faz parte da equipe gestora responsável pelo diagnóstico da Covid-19 no Lacen- Ce.

DIOGO HONORIO GOMES PARENTEMinicurrículo: Levantamento Epidemiológico dos Casos de Leishmaniose Tegumentar nos Municípios da Microrregião de Saúde de Sobral – CE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra;

ROXEANE MARTINS MONTEIROMinicurrículo: Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Ceará (1987), mestre em patologia pela Universidade Federal do Ceará (2003), doutora em
biotecnologia pela Universidade Estadual do Ceará (2014), especialista em
controle de infecção hospitalar pela Universidade Federal do Ceará (2006).
Atualmente é farmacêutica-bioquímica da Universidade Federal do Ceará, e
professora assistente II da Universidade de Fortaleza. Tem experiência na
área de Farmácia, com ênfase microbiologia parasitologia, atuando
principalmente nos seguintes temas: controle qualidade microbiológico,
controle de infecção hospitalar, parasitologia, compostos naturais.

SAMIA MARIA RIBEIROMinicurrículo: Graduada em Farmácia pela UFC / Pós-graduada em Análises Clínicas / Pós-Graduação em hematologia e hemoterapia no Hemoce / Pós-graduação em Citologia pela Uniateneu / Responsável Técnica pelo Laboratório de Análises Clínicas da Santa Casa de Cascavel.

SAMIA MACEDO QUEIROS MOTA – Minicurrículo: É Farmacêutica Bioquímica e Industrial formada pela Unifor  com especialização em Hematologia Clínica pela UFC, tem mestrado em Patologia pela UFC, faz doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina do ABC, faz parte do corpo docente na Unileão e Unijuazeiro

VÂNIA LINHARES ARAGÃO – Minicurrículo: Farmacêutica Bioquímica formada pela UFC Especialista em Análises Clínicas e Toxicológicas – UFC  / Especialista em Farmácia Clínica / Especialização em Fitoterapia em curso/ Farmacêutica bioquímica do Hospital da Santa Casa de Misericórdia de Sobral há 33 anos Preceptora em Análises Clínicas do Centro Universitário UNINTA.

ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

FERNANDA  FRANÇA  CABRAL – Minicurrículo: Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade de Fortaleza (2004) Especialista em Assistência Farmacêutica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) (2009) Mestranda do Mestrado de Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) Servidora Pública da Secretaria Estadual de Saúde da Bahia desde 2011, cedida à Secretaria Estadual de Saúde do Ceará/ Atualmente coordena a Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará / Artigo publicado esse ano: AVALIAÇÃO DO USO E DOS EVENTOS ADVERSOS A MEDICAMENTOS UTILIZADOS NO TRATAMENTO DA COVID-19 EM PACIENTES INTERNADOS NO ESTADO DO CEARÁ.

MAÍRA  BARROSO PEREIRA – Minicurrículo: Graduada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) (2000). Mestre em Ciência Farmacêuticas: área de concentração em Farmácia Clínica pela UFC (2007), onde desenvolveu pesquisa na área de avaliação de gastos com medicamentos. Possui pós-graduação em Gestão Estratégica do Varejo pela FIA/FEA/USP e em Processos Educacionais na Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês (EP/HSL), com ênfase em facilitação de metodologias ativas de ensino-aprendizagem. De 2009 a 2017, atuou como coordenadora, facilitadora, tutora e conteudista de cursos na Escola de Saúde Pública do Ceará (ESP/CE), como no Curso de Especialização e de Aperfeiçoamento em Gestão da Assistência Farmacêutica. Em quatro oportunidades, atuou como professora substituta das disciplinas de Gestão Farmacêutica e Farmacoeconomia do Curso de Farmácia da UFC e como professora da graduação e pós-graduação de faculdades particulares. Desde 2017, atua na área técnico-científica e pedagógica da Assistência Farmacêutica da Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (SESA). Atualmente, atua como assessora técnica da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da SESA.

MAGNO DE SOUSA SAMPAIO Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005) e graduação em Química pela Universidade Estadual do Ceará (2002). Especialização em Gestão de Políticas de Saúde Informadas por Evidências, pelo Sírio Libanês (2016). Coordenador da Assistência Farmacêutica da Prefeitura Municipal de Fortaleza por sete anos e meio (2020). Atuando principalmente nos seguintes temas: uso racional de medicamentos e atenção primária. PRINCIPAIS AVANÇOS DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA

MARIA DO SOCORRO PINHEIRO CAMPOS – Minicurrículo: Farmacêutica e Bioquímica formada pela UECG Pb ,no ano 1986. Trabalhou na Assistência Farmacêutica de Juazeiro do Norte por 12 ano. Trabalhou na Assistência Farmacêutica de Caririaçu por 12 anos e na Assistência Farmacêutica do Crato por último. No momento trabalha na UNIJUAZEIRO como preceptora de Estágios do curso de Farmácia há cinco anos. Preceptora de Saúde Pública na CAF e na UBS

MARIA JOSÉ DE CARVALHO NETA Minicurrículo: Bacharela em Farmácia pelas Faculdades INTA / CAF do Município de Martinópole  – Atuou como responsável técnica pela farmácia, gerência com monitoramento do Hórus Básico e Especializado, gerenciamento de recursos humanos e logística do ciclo da assistência farmacêutica. Unidade Mista de Saúde de Uruoca . Responsável técnica pela farmácia, gerência com monitoramento do Hórus Básico e Especializado, gerenciamento de recursos humanos e logística do ciclo da assistência farmacêutica. 2018/2020 – CAF do Município de Chaval. 2016/2019- CAF do Município de Granja.

PABLO STEFAN PIRES DA SILVA – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará(2005), especialização em Curso de Especialização em Farmácia Hospitalar pela Escola de Saúde Pública do Ceará(2007), especialização em Gestão da Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará(2010), especialização em Especialização em Educação na Saúde para Preceptores do SUS pela Hospital Sírio-Libanês(2014) e mestrado-profissionalizante em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará(2018). Atualmente é Farmacêutico da Prefeitura Municipal de Maracanaú.

DISTRIBUIÇÃO E TRANSPORTE

BIANCA MOREIRA COELHO PEREIRA – Minicurrículo: Graduação Bacharel em Farmácia – Universidade de Fortaleza, UNIFOR / Especialização em Farmácia Hospitalar / MBA em Gestão de Negócios em Organização de Saúde / Assessora Técnica da Secretaria de Saúde do Ceará – SESA/CE – SESA/CE

CLAYTON ARAÚJO QUARIGUAZI ALVES Minicurrículo: Federal do Ceará; MBA em Gestão de Processos Logísticos; Membro da Comissão Tecnica de Transporte de Distribuição do CRFCE / Profissional na área de indústria farmacêutica há 7 anos, com atuação nos seguimentos de atendimento à clientes, manipulação magistral de medicamentos, controle de qualidade e conhecimento diferenciado em: gestão e logística, qualificação de fornecedores, regulamentação perante os órgaos regulatórios em âmbito federal(ANVISA), estadual e municipal( VISA, Corpo de Bombeiros, SEUMA), gestão de estoque e auditoria / Atualmente, responsável pelo Centro de Distribuição de medicamentos do Laboratório Prati Donaduzzi no Ceará.

VERLANIA MARIA DE AZEVEDO GOMES – Minicurrículo: Farmacêutica com especialização em Saúde Pública / Graduada pela UFC / Especialização em Saúde Pública pela Universidade de Ribeirão Preto em parceria com o  Instituto Dr. José Frota / Assumiu a chefia do Serviço de Farmácia Hospital Nossa Senhora da Conceição / Responsável Técnica da empresa Plusfarma / Atualmente plantonista do serviço de Farmácia Hospital Nossa Senhora da Conceição.

EMPREENDEDORISMO

ELBER BARBOSA BEZERRA DE MENEZESMinicurrículo: Atualmente é Diretor Presidente e Sócio-Fundador da Evidence Soluções Farmaceuticas Ltda (Forteleza/CE). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1980). Concluiu o Curso de Especialização em Manipulação Magistral Alopática pelo Instituto Racine (SP); É o Pesquisador responsável pela Linha de Pesquisa em Biofármacos da Liga de Epidemiologia (grupo de Pesquisa Certificado CNPq)b.

FRANCISCO IVO FROTA ARAÚJO – Minicurrículo: Possui graduação em FARMACIA pela Universidade de Fortaleza (2006). Atualmente é coordenador da assistência farmacêutica da prefeitura municipal de santana do acaraú e coordenador da assistência farmacêutica da PREFEITURA MUNICIPAL DE MUCAMBO. Tem experiência na área de Bioquímica, Farmacologia, Micr5obiologia, Imunologia, Biologia geral e Saúde Coletiva.

JAILDA DE ARAÚJO CHAVES CAMPELO Minicurrículo: Farmacêutica com formação generalista pelo Centro Universitário INTA – UNINTA, Bolsista do Programa Universidade para Todos (PROUNI), Bolsista no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica e Tecnológica da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico IC & T – FUNCAP. Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos – ESAMAZ / Santa Casa de Misericórdia de Sobral.

LAURA ANDRÉA FARIAS PAIVAMinicurrículo: Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará(1994), especialização em CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM GERENCIAMENTO E ATENÇÃO FARMACÊUTICA pela Universidade Federal do Ceará(2001), PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DO VAREJO pelo Fundação Instituto de Administração/USP(2004), mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará(1999) e doutorado em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará(2004). Atualmente é CEO da Farmácia Santa Branca.

RUBENS GAMA RIBEIROMinicurrículo: 49 anos casado com a farmacêutica Lorena Gama Ribeiro, 2 filhos. / Formado pela UFC em 1992, com habilitação em análises clínicas em 1994, pela UFC./ Concursado da PMF em 1996, para o cargo de Farmacêutico – hospitalar / Iniciou no empreendedorismo abrindo a FARMÁCIA GAMA NA CIDADE DE PACATUBA, NO ANO DE 1997/Foi conselheiro estadual de 2006 a 2009, fez especialização em farmácia clínica no ano de 2012, aplicando em sua farmácia a atenção farmacêutica, juntamente com sua esposa, iniciou a expansão do GRUPO Gama de farmácias em 2012 e hoje é diretor do grupo que conta com 8 farmácias e emprega mais de 80 colaboradores. Sempre, focado no desenvolvimento das pessoas, pretende continuar no seguimento,  abrindo mais farmácias, e oferecendo oportunidade a farmacêuticos e outros profissionais da área.

TACIANA FEITOSA QUEIROGAMinicurrículo: Minicurrículo: – Farmacêutica Industrial – UNIFOR/2005 / Farmacêutica Generalista – UNIFOR/2006 / MBA em Gestão de Pessoas – Leão Sampaio/2017 / Diretora Administrativa – Drogarias Feitosa.

ENSINO

CARLOS COUTO CASTELO BRANCO – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1973), mestrado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1976) e doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo (1997). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Bromatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: pereskia sacharosa, nordeste, frutos, astrocarryum vulgare e valor nutricional, biossegurança.

DARCIELLE BRUNA DIAS ELIAS Minicurrículo: Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005), mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará (2009) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnol. de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2014). Foi Coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade do Vale do Jaguaribe de 2016 a 2020. Atualmente é Diretora Acadêmica da Faculdade do Vale do Jaguaribe. Atua como Farmacêutica Bioquímica do Hospital São José de Doenças Infecciosas, Secretaria de Saúde do Estado do Ceará, desde 2012. Desde 2016 foi indicada como Membro integrante das Comissões de Ensino e de Análises Clínicas do Conselho Regional do Estado do Ceará. Atua na área de Farmácia, com ênfase em Análises Clínicas. Possui experiência na área de Hematologia Clínica, Microbiologia e Biologia Molecular.

PEDRO JORGE CALDAS MAGALHÃESPossui graduação em Farmácia (1993), Mestrado (1997) e Doutorado (2002) em Farmacologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professor Associado no Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da UFC. Faz parte do corpo docente do programa de Pós-Graduação em Farmacologia da Faculdade de Medicina e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas da Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem. Coordenador pedagógico da Seara da Ciência, órgão de divulgação científica e tecnológica da UFC, local onde exerce ações ligadas à Rede Nacional de Educação e Ciência. Foi tutor do grupo de estudantes do Programa de Educação Tutorial (PET-SESu-CAPES) do Curso de Medicina no período de 2006 a 2010. Tem experiência na área de Fisiologia e Farmacologia de tecidos musculares lisos e também atua na área de divulgação científica através de projetos voltados a professores e alunos da educação básica.

KARLA BRUNA NOGUEIRA TORRES MORMINOFarmacêutica pela Unicatólica em 2009, Doutora em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (UFC) em 2020, Mestre em Ensino na Saúde pela Universidade Estadual do Ceará (UECE) em 2015, Especialista em Farmacologia na Farmácia Clínica pela Faculdade Cathedral (2012), Especializanda em Docência no Ensino Superior pela UNICATÓLICA. Pró Reitora de Pós-graduação e pesquisa e docente do Curso de Farmácia da UNICATÓLICA, ministrando as disciplinas de Farmacovigilância ,Vigilância à Saúde e Segurança do Paciente, Coordenadora e docente da especialização de Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica da Unicatólica (Quixadá, Tianguá e Fortaleza), ministrando o módulo de Cuidados Terapêuticos em Ginecologia e de Cuidados Farmacêuticos e Terapêuticos em Distúrbios Maiores e Menores. Membro da coordenação PET-Saúde e GraduaSUS da UNICATÓLICA. Integrante da Comissão de Ensino do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Docente convidada do Conselho Federal de Farmácia, ministrando o curso de aperfeiçoamento em cuidado Farmacêutico. Farmacêutica Clínica, atendendo no consultório da Farmácia.

REGINA CLAUDIA DE MATOS DOURADO Minicurrículo: Graduação em Farmácia, Mestrado em Química, Doutorado em Química Orgânica e Especialização em Indústria Farmacêutica pela Universidade Federal do Ceará. Professora dos módulos Fármacos e Produtos Naturais I, II, III; Estágio em Fitoterapia; Desenvolvimento de Produtos Farmacêuticos I e III do Curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza. Foi tutora do Curso de Gestão da Assistência Farmacêutica -EaD – UNASUS – UFSC. Ministra aula na Pós-Graduação Lato Sensu Farmácia clínica e prescrição farmacêutica. Ministra aula na Pós-Graduação Lato Sensu Nutrição funcional e fitoterapia

FARMÁCIA COMUNITÁRIA

FRANCISCO  FÁBIO BARROS  PARENTEMinicurrículo: Minha aprovação no curso de Farmácia da UFC foi motivo de muito orgulho para mim e meus pais, já que venho de família com poucas posses, mas minha mãe sempre nos impulsionou para o caminho do estudo e do trabalho e dizia que a saída para melhorar de condição financeira seria pelo esforço no estudo e no trabalho honesto. No dia 6 de maio de 2003 consegui o diploma de farmacêutico, outra emoção, tanto para mim quanto para meus pais e irmãos, pois, em minha cidade, poucos tiveram a honra de se formar em universidade tão importante como a UFC e vindo de onde vim, neto de uma costureira, como alguns afirmavam em Cariré. Tão certo essa importância para nós que, em Cariré, apenas filhos das famílias de prefeitos e ex-prefeitos é que tinham essa honra.

GUTIERRY MARQUES PORTO DUARTE – Minicurrículo: Me formei em 2015.1 pela Uninta, universidade aqui mesmo da minha cidade Sobral e desde então trabalho na minha própria farmácia no centro da cidade onde disputo espaço e mercado com varia outras redes e grandes do comércio varejista de farmácia! Mas sempre com aquela atenção farmacêutica e atendimento humanizado, venho ganhando cada vez mais espaço e reconhecimento da comunidade e da população como um todo! Sempre abri espaço para acadêmicos de farmácia, servindo também como preceptor de estágios do curso de farmácia! A educação é a base de tudo! Tenho apenas 5 anos de formado e mas sou grato por tudo que já conquistei, hoje posso dizer que sou referência em farmácia clínica e comunitária na minha cidade e sempre na minha própria farmácia venho sendo muito feliz com tudo que está acontecendo!

LUCIANA IRINEU DA SILVA – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (2005). Tem experiência na área de Farmácia Comunitária, com foco na área técnico-administrativa. Coordenou a Câmara Técnica de Farmácia Comunitária do Conselho Regional de Farmácia do Ceará. Foi Diretora Tesoureira do CRF/CE. Consultora em Farmácias e Drogarias. Aluna do Programa de Pós Graduação pela UNILAB no Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis.

MARÍLIA OLIVEIRA LUZ- Minicurrículo: Marília Machado Pereira da Luz, farmacêutica bioquímica, graduada na Universidade Federal do Ceará – UFC, especialista em Análises Clínicas e Medicamentos Essenciais, exerceu cargo de Chefia na Secretaria de Saúde do Município de Fortaleza e Chefia no Laboratório do Hospital Distrital Edmilson Barros de Oliveira (Frotinha de Messejana). Também atuou como Farmacêutica responsável técnica dos Empreendimentos Pague Menos durante 36 anos da sua carreira profissional. Participou de todos os movimentos sindicais para a luta em prol da classe farmacêutica.

VANESSA MARIA DE SOUZA FERNANDES VIEIRA – Minicurrículo: Farmacêutica graduada pela Universidade Federal do Ceará;Mestre e doutoranda em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal do Ceará.;Palestrante e pesquisadora em saúde.
Professora de Pós-graduação de Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos (IBras-ABRAFARMA, IDE, FVJ, FFB e UFG);Professora do Curso de Capacitação em Serviços Farmacêuticos em Farmácia Comunitária e SUS, promovido pelo Conselho Federal de Farmácia;Professora convidada da Residência Integrada em Saúde da Escola de Saúde Pública do Ceará.;Especialista em treinamento e desenvolvimento farmacêutico da Rede de Farmácias Pague Menos;Membro da Comissão de Farmácia Comunitária do Conselho Regional de Farmácia – CE.Tem experiência em Assistência Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmácia Clínica e Serviços Farmacêuticos.;Para tanto, mantém uma amistosa e estimulante colaboração técnico-científica com pesquisadores de instituições acadêmicas do Ceará e nacionais.

FARMÁCIA CLÍNICA – Está categoria será escolhida pelo Plenário – Conforme Deliberação 61/2020

FARMÁCIA HOSPITALAR

ANTÔNIO NEUDIMAR  BASTOS COSTA Minicurrículo: Possui Bacharelado em Farmácia pelo Centro Universitário INTA (2015), Especialização em Farmácia Clínica e Cuidados Farmacêuticos pela Escola Superior da Amazônia, Especialização em Preceptoria do SUS pelo Hospital Sírio Libanês, Especialização em Gestão de Farmácia Hospitalar pela Universidade Cândido Mendes. Tem experiência em Farmácia Comunitária, Farmácia Hospitalar, Manipulação de Medicamento Quimioterápicos e Citostáticos, Gerenciamento de Risco Hospitalar, Vigilância Sanitária com ênfase em Farmacovigilância, Tecnovigilância, Hemovigilância e Segurança do Paciente, Gestão da Qualidade, Educação em Saúde, Preceptoria em Saúde, Imunohematologia. Nº ORCID Id: 0000-0003-2571-3835.

AMANDA CAVALCANTE GONÇALVES – Minicurrículo: Farmacêutica – Graduada na Universidade Mauricio de Nassau / MBA Executivo: Gestão com Ênfase em Logística e Supply Chain Management / Profissional com ampla experiência na área hospitalar e almoxarifado no controle de materiais, armazenagem, inventários periódicos, rotativos. Gerenciamento de estoques e planejamento. Na área hospitalar experiência de 10 anos no controle de medicamentos inerentes a assistência farmacêutica. Gerenciou o Hospital Antônio Prudente fortaleza – Rede Hapvida por 3 anos, multiplicadora do prontuário eletrônico em uma rede de 27 hospitais. Atualmente gerencia corporativamente  13 hospitais regionais do grupo Hapvida, com o cargo de gerente regional de farmácia. Domínio em softwares de controle e analise conhecimento do ERP TOTVS, Excel intermediário, Gestão de Equipe, Focado em redução de custo e estoques, melhoria continua. Visando à qualidade, produtividade e segurança. Conhecimento no sistema SAP entrada e saída de mercadorias, controle de estoque e toda rotina voltado a logística.

FÁBIO FROTA DE VASCONCELOS Minicurrículo: – Farmacêutico-bioquímico pela UFC. / Coordenador do Serviço de farmácia da Sta casa de Sobral desde 2004 / – ESP farmácia hospitalar pela escola de Saúde pública do Ceará /  ESP internacional  de qualidade em saúde e segurança do Paciente pela FIOCRUZ./ -ESP em saúde pública pela Universidade Estadual Vale do Acaraú./ -ESP preceptoria no SUS pelo Hospital Sírio Libanês/ – preceptor farmacêutico da residência em urgência e emergência multiprofissional na Santa Casa de Sobral./- Preceptor de farmacia das faculdades UNINTA./ -Coordenador pedagógico do curso de pós graduação em farmácia clínica pela faculdade ESAMAZ. / -Membro efetivo do SINFARCE – sindicato dos farmacêuticos do Ceará. 2016 a 2018.

JULIANA IMACULADA TEIXEIRA BARROS COSTA Minicurrículo: Especialista em Gestão da Qualidade em serviços de Saúde / Especialista em Farmácia Hospitalar pela SBRAFH / Coach e Analista Comportamental / Formação em Educação Permanente em saúde pela FIOCRUZ /Gerente de Farmácia do HGWA desde 2014.

OSELITA LEITE MACIEL Minicurrículo: Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (1991). Prestadora de serviço, como farmacêutica no BLH- Hospital Infantil Albert Sabin. Farmacêutica Hospitalar no Instituto Dr. José Frota. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente em ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR.

INDUSTRIA – Está categoria será escolhida pelo Plenário – Conforme Deliberação 61/2020

MANIPULAÇÃO – Está categoria será escolhida pelo Plenário – Conforme Deliberação 61/2020

ONCOLOGIA

KLECIUS RENATO PONTES DIASMinicurrículo: – Farmacêutico formado pela UFC / Especialista em Oncologia – FIC / Especialista em Farmácia Clínica e Cuidados      Farmacêuticos – ESAMAZ  / Farmacêutico oncologista na quimioterapia da    Santa Casa de Sobral  /  Farmacêutico proprietário de Farmácia Comunitária em Sobral – CE.

FLÁVIO DA SILVEIRA BITENCOURT  – Minicurrículo:     Formado pela UFC em2004, Mestre em 2007 e Doutor em 2012 em Farmacologia pela UFC. Especialista em Pesquisa Clínica pelo Hospital Alemão Oswaldo Cruz (SP), Ministério da Saúde,PROADI-SUS (2017). Possui certificação Yellow Belt Lean Six Sigma na Pesquisa Clínica (2017). Há mais de 10 anos é coordenador de pesquisa clínica no Instituto do Câncer do Ceará com larga experiência em coordenar estudos clínicos multicêntricos, internacionais e nacionais de fases II, III e IV voltados ao Sistema Único de Saúde – SUS. É também coordenador de pesquisa clínica do Projeto Oncogenética – PRONON-Ministério da Saúde e Coordenador de Tutoria no Curso Intermediário em Pesquisa Clínica do Hospital Alemão Oswaldo Cruz-SP, Proadi-SUS, via MS. Faz parte do corpo docente na Faculdade Rodolfo Teófilo (prof adjunto – bioquímica). É membro parecerista do Comitê Técnico Científico da Faculdade Rodolfo Teófilo e também membro do Grupo de Trabalho em Oncologia do CRF-CE. Ministra palestra/cursos na área de Pesquisa Clínica em oncologia.

DALILE FRUTUOSO DE SOUSAMinicurrículo: Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade de Fortaleza(2011), especialização em FARMÁCIA CLÍNICA COM ÊNFASE EM ONCOLOGIA pelo SÃO CAMILO EDUCAÇÃO(2018) e especialização em Especialização em Análises Clínicas pela Universidade Federal do Ceará(2013). Atualmente é Farmacêutica-atuação na Oncologia e Gestão da INTEGRARE TERAPÊUTICA LTDA. e FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA do Banco de Sangue de Cordão Umbilical e Placentário. 

LUIS PHILLIPE VIEIRA FEITOSA MODESTOMinicurrículo: Especialista em Farmácia Ontológica pela instituição São Camilo (2018). / Especialista em Farmácia Clínica e Prescrição Farmacêutica pela Faculdade Farias Brito (FFB,2016); / Possui Graduação em Farmácia Generalista pela Universidade de Fortaleza (Unifor).  / Atualmente é farmacêutico pelo Instituto do Câncer do Ceará, ICC e do Hospital Geral de Fortaleza.

PERÍCIA FORENSE – Está categoria será escolhida pelo Plenário – Conforme Deliberação 61/2020

PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES EM SAÚDE

ALEKSANDRA BARROSO GOMES  – Minicurrículo: Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em  Assistência Farmacêutica   pela Escola de Saúde Pública do Estado do Ceará. Trabalha no Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO) da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Tem experiência na área da Farmácia, com ênfase em Fitoterapia (Práticas Integrativas e Complementares), controle de qualidade, garantia da qualidade, capacitação e Implantação de Farmácias Vivas tipo 1, 2 e 3  nos municípios Cearenses.

ANDREA MARIA RAMALHO CASTRO E SILVA – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará, doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamento. Possui habilitação como Farmacêutica Industrial (1997) e Farmacêutica Bioquímico (2002) pela Universidade Federal do Ceará. Especialista Em Alimentos e Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará. Tem experiência de 13 anos na área da docência. Trabalhou por 8 anos no Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará na área de Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. Atualmente trabalha no Núcleo de Fitoterápicos (NUFITO) da Coordenadoria de Políticas de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Fitoterapia (Práticas Integrativas e Complementares), Gestão da qualidade, Farmacotécnia, produção, controle de qualidade e garantia da qualidade de medicamentos e cosméticos.

CÍCERA ROGILANE TAVARES ITORIANO – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1992). Atualmente é farmacêutica da Prefeitura Municipal de Maranguape e farmacêutica do Hospital Distrital Gonzaga Mota. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Clínica e Assistência Farmacêutica.

FABIANA PEREIRA SOARES – Minicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (1994), mestrado em Química pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica de Medicamentos pela Universidade Federal do Ceará (2015). Atualmente é professora adjunta da Universidade de Fortaleza. Tem experiência em Farmacognosia, atuando principalmente nos seguintes temas: controle de qualidade, fitoterapia e química de produtos naturais.

KELLEN MIRANDA SÁ – Minicurrículo: Farmacêutica formada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestra em Políticas Públicas e Gestão do Ensino Superior (UFC), pós-graduada em Administração Hospitalar, pós-graduada em Produtos Naturais de Plantas e Derivados. Membro do Comitê Estadual de Fitoterapia do Ceará (COMEFI). Membro da Comissão de Práticas Integrativas e Complementares do Conselho Regional de Farmácia do Ceará (CRF-CE). Membro Filiado Associação Brasileira de Aromaterapia e Aromatologia (ABRAROMA). Membro Associado Slow Food Brasil. Trabalha como farmacêutica da Universidade Federal do Ceará vinculada ao Horto de Plantas Medicinais Prof. Francisco José de Abreu Matos e Programa Farmácia Viva (coordenação da Professora Dra. Mary Anne Medeiros Bandeira) em projetos junto à comunidade nas áreas de fitoterapia e aromaterapia. Atuou como farmacêutica hospitalar nos hospitais HUWC, MEAC e Prontocárdio. Atuou na Coordenação da Assistência Farmacêutica no Município de Itaitinga.

SAÚDE PÚBLICA

DAVI PONTES WEYNE – Minicurrículo: Davi Pontes Weyne formou-se em Farmácia pela Universidade de Fortaleza em 2008. Trabalha com saúde mental na rede pública há mais de 13 anos. É referência em práticas de Redução de Danos, que se refere a políticas, programas e práticas que tem como objetivo reduzir as consequências para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas. É fundador do grupo “Batuqueiros da Liberdade”, grupo que trabalha ansiedade, nervosismo, baixa autoestima e formação de vínculos com arte-cultura nas práticas psicossociais. É preceptor dos alunos de vários cursos da Unifor nos estágios de saúde coletiva. Coordenador de bateria do Bloco carnavalesco “Doido é Tu”, que é tetracampeão nos desfiles da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. O bloco é formado por pacientes e familiares da rede de saúde mental no município de Fortaleza. Homenageado com o Sereia de Ouro na edição especial de 50 anos.

CHAYRON  ROBERTO DE LUNA MACEDO – Minicurrículo: Farmacêutico Bioquímico  graduado pela Universidade de Fortaleza.  Especialista em Farmacologia clínica e Hospitalar URCA, Pós graduado em Microbiologia clínica ( Bacteriologia e micologia) Centro Universitário Leão Sampaio. Servidor público na central de abastecimento farmacêutico CAF e  setor de imunobiologicos,  empreendedor agricultura  e professor de Química e matemática.

LIANA PERDIGÃO MELLO – Minicurrículo: Formada em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC) e com especialização em Gestão Pública e Desenvolvimento Gerencial, pela Universidade Estadual do Ceará, possui bastante experiência em gestão laboratorial. Atualmente é  diretora do Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen-CE).

MARIA REJANE GOMES DE HOLANDA – Minicurrículo: MARIA REJANE GOMES DE HOLANDA SOUSA É FARMACÊUTICA BIOQUÍMICA PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ. TEM PÓS-GRADUAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA E COMUNIDADE PELA UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ E PÓS GRADUAÇÃO EM NÍVEL DE APERFEIÇOAMENTO NA FORMAÇÃO DE FACILITADORES DE EDUCAÇÃO PERMANENTE EM SAÚDE, PELA ESCOLA NACIONAL DE SAÚDE PÚBLICA SÉRGIO AROUCA/FUNDAÇÃO OSWALDO CRUZ. TEM AMPLA EXPERIÊNCIA COMO DIRETORA E PROPRIETÁRIA DE FARMÁCIA COMUNITÁRIA, JÁ ATUOU COMO SUPERVISORA DE CAMPO – SETOR FARMÁCIA COMUNITÁRIA DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO DA UFC. FOI CHEFE DA FARMÁCIA HOSPITALAR DO HOSPITAL MUNICIPAL DE CAUCAIA DE 2003 A 2004. ATUOU NA GESTÃO DA ASSISTÊNCIA FARMACÊUTICA NA ATENÇÃO BÁSICA DA PREFEITURA DE FORTALEZA POR MAIS DE 10 ANOS, QUANDO, EM SEGUIDA, PASSOU A EXERCER O CARGO DE GERENTE ADMINISTRATIVA DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO CEARÁ, TENDO PAPEL CRUCIAL NO DESENVOLVIMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE MAIS DE 40 CURSOS, CONFERÊNCIAS, SIMPÓSIOS E SOLENIDADES EM BENEFÍCIO E ENALTECIMENTO DA CATEGORIA FARMACÊUTICA NO CEARÁ, REALIZADOS NA GESTÃO DO CRFCE PARA O BIÊNIO 2016-2017, ALÉM DE DIVERSAS OUTRAS CONTRIBUIÇÕES QUE RECONFIGURARAM A ATUAÇÃO DO ÓRGÃO EM PROL DA CATEGORIA E NA REORGANIZAÇÃO DA MÁQUINA.

MARIZA UCHOA PIAUILINO ALBUQUERQUE – Minicurrículo: Bacharel Farmacêutico Bioquímico Industrial, UNIFOR, conclusão em 2004. Iniciou a vida profissional na saúde pública do município de Aratuba / CE com Diretora da Unidade de Vigilância Epidemiológica, Sanitária e Assistência Farmacêutica onde permaneceu de 2004 a 2011. Em 2011 a 2014 começou a atual na Coordenadoria de Assistência Farmacêutica (COASF) da Secretaria Estadual da Saúde do Ceará (SESA), com Responsável Técnica pelas Centrais de Abastecimento Farmacêutico-CAF e depois com Supervisora do Núcleo de Medicamentos Excepcionais-NUMEX, implantando o sistema Hórus no Ceará. Em 2015 foi Consultora Técnica da Célula de Assistência Farmacêutica (CELAF) da Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza. Em 2016assumiu a função deChefe do Núcleo de Farmácia IJF-Instituto Dr. José Frota. No final de 2016 foi trabalhar na Unidade Básica de Saúde do Município de Fortaleza pelo Instituto de Saúde e Gestão Hospital onde se encontra atualmente, enfrentando o seu maior desafio profissional que e a consolidação da farmácia clinicade qualidade para os munícipes de Fortaleza.

MICAEL PEREIRA NOBRE – Minicurrículo: Graduado em Farmácia pela Universidade de Fortaleza, no ano de 2003. Especialista em Assistência Farmacêutica pela Escola de Saúde Pública do Ceará, no ano de 2005. Especialista em Gestão de Sistemas e Serviços de Saúde pela Universidade Federal do Ceará, no ano de 2015. Título  de Especialista em Farmácia Hospitalar pela Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar e Serviços de Saúde, no ano de 2007. Mestre em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual do Ceará, ano de 2018. Funcionário público na região do Maciço de Baturité, dedicando sua carreira a causa da saúde pública focada na gestão de serviços de saúde e gestão da assistência Farmacêutica. Defensor do Cuidado Farmacêutico na atenção primária à saúde, multiplicando sua experiência exitosa para várias regiões do Brasil. Atuante na defesa da prescrição farmacêutica no setor público e privado, incentivando, concretizando a aprovação das leis municipais que autorizam e respaldam a prescrição farmacêutica na região do maciço. Na gestão em saúde pública são 16 anos de atuação, dando sua contribuição como Diretor de Hospitais pólo de Referência Regional como o de Quixadá e de Aracoiaba.   contribuindo também como secretário municipal de Saúde de Baturité.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Está categoria será escolhida pelo Plenário – Conforme Deliberação 61/2020

INSTITUIÇÃO

Procon / Decon

POLÍCIA CIVIL – Operação Fármacos / Combate ao tráfico de drogas

LABORATÓRIO CENTRAL DE SAÚDE PÚBLICA DO CEARÁ (LACEN-CE) – Em 2020, o Lacen/CE já analisou mais de 200 mil exames para diagnóstico de Covid-19 ao longo da pandemia.

______________________________________________________________________________

INDICAÇÕES MEDALHA OSWALDO RABELO – MAIOR HONRARIA DA PROFISSÃO FARMACÊUTICA

ÂNGELA MARIA VERAS STOLPMinicurrículo: Possui graduação em Farmácia-Bioquímica pela Universidade Federal do Ceará (1987), Especialização em Microbiologia pela Escola de Administração e Saúde em convênio com a Fundação Souza Marques – Rio de Janeiro (1996), Especialização em Virologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992) e Mestrado em Microbiologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (1997). É microbiologista do Laboratório Central de Saúde Pública (LACEN-Ce), atuando nos principais agravos de interesse da saúde pública, como Meningites, Diarreias, Coqueluche, Leptospirose, Melioidose, viroses respiratórias e pesquisa molecular de Genes de Resistência Bacteriana a Drogas, subsidiando as ações de vigilância em saúde por parte da vigilância epidemiológica. Desde 1999 é professora de Microbiologia Clínica e atualmente, também de Controle de Qualidade Microbiológico de Medicamentos do curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza, trabalhando, principalmente com os seguintes temas: Infecções Sexualmente Transmissíveis, Doenças Transmitidas por Alimentos, Atividade Antimicrobiana de produtos biológicos, Estudos de prevalência e Resistência Bacteriana a drogas. É membro da Coordenação Estadual de Segurança do Paciente e de Prevenção e Controle das Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde no Âmbito da Secretaria de Saúde do Estado do Ceará e do Programa de Gerenciamento de Terapia Antimicrobiana.

CRISTIANE MACEDO FEIJÓ Minicurrículo: Farmacêutica na Pague Menos desde dezembro de 2017, apaixonada pela profissão, esposa de Edson Camara e mãe da Thaís / Gerente de Consultoria Farmacêutica, subordinada a diretoria jurídica Pague Menos. / Membro do grupo GT Farmácia Comunitária – CRF/CE / Farmácia – Universidade Federal do Ceará UFC – 1994.2 /  Análises Clínicas e Toxicológicas (UFC – 1996.1) / Diretora do CART e ENEFAR / Participei da Diretoria do SINFARCE / Gerente da Área Técnica Farmacêutica na empresa Empreendimentos Pague Menos S/A de 1999 até 2019 / Coordenadora do grupo de farmacêuticos coordenadores das redes de farmácia da ABRAFARMA – GTFARMA / Idealização e criação do primeiro serviço de atendimento farmacêutico de uma farmácia comercial, SAC Farma 24h na empresa Empreendimentos Pague Menos em 2000, com uma equipe de farmacêuticos que se dedicaram a estudar muito para ser referência nos assuntos técnicos e principalmente com o apoio do Sergio Mena Barreto e da empresa. As orientações prestadas por telefone sobre medicamentos e orientação em saúde em um mês eram superiores às do SIM em um ano /  Elaboração em parceria com o RH da empresa para o curso de capacitação dos caixas e para promoção a vendedores de farmácia do EDUCAFARMA / Elaboração da Especialização em Gerenciamento e Atenção Farmacêutica, curso da Universidade Federal do Ceará, UFC, em parceria com a Pague Menos através da fundação Deusmar Queiros, Gerenciamento e Atenção Farmacêutica em Farmácia Comercial em 2001 visando a formação dos farmacêuticos / Implantação da Atenção Farmacêutica na empresa no Ceara em 2001 que serviu de base para posteriormente criarmos o Clinic Farma Pague Menos. Inspiração após a participação do Consenso Nacional de Atenção Farmaceutica com o propósito de, na prática, o farmacêutico poder prestar cuidado farmacêutico em qualquer lugar que trabalhe, inclusive na farmácia comercial.

DAVI PONTES WEYNEMinicurrículo: Formou-se em Farmácia pela Universidade de Fortaleza em 2008. Trabalha com saúde mental na rede pública há mais de 13 anos. É referência em práticas de Redução de Danos, que se refere a políticas, programas e práticas que tem como objetivo reduzir as consequências para a saúde, sociais e econômicas do uso de drogas lícitas e ilícitas. É fundador do grupo “Batuqueiros da Liberdade”, grupo que trabalha ansiedade, nervosismo, baixa autoestima e formação de vínculos com arte-cultura nas práticas psicossociais. É preceptor dos alunos de vários cursos da Unifor nos estágios de saúde coletiva. Coordenador de bateria do Bloco carnavalesco “Doido é Tu”, que é tetracampeão nos desfiles da avenida Domingos Olímpio, em Fortaleza. O bloco é formado por pacientes e familiares da rede de saúde mental no município de Fortaleza. Homenageado com o Sereia de Ouro na edição especial de 50 anos.

DIOGO HONORIO GOMES PARENTEMinicurrículo: Levantamento Epidemiológico dos Casos de Leishmaniose Tegumentar nos Municípios da Microrregião de Saúde de Sobral – CE; 2002; Trabalho de Conclusão de Curso; (Graduação em Farmácia) – Universidade Federal do Ceará; Orientador: Fernando Schemelzer de Moraes Bezerra;

FRANCISCO RUBENS FILGUEIRA CABRALMinicurrículo: Possui graduação em FARMACIA pela Universidade Federal de Pernambuco (1976). Atualmente é diretor tecnico – LABORATORIO PRONTO ANALISES CLINICAS LTDA e professor adjunto da Universidade Regional do Cariri. Professor da Faculdade de Juazeiro do Norte, Mestrado em Saúde coletiva pela Universidade Estadual do Ceará , atuando principalmente nos seguintes temas: atividade antibacteriana, resistência a antibióticos, antibióticos, curva de crescimento e plasmídeo.

MAURICIO CAVALCANTE FILIZOLAMinicurrículo: Maurício Cavalcante Filizola, 58 anos, empresário, farmacêutico, é casado com a também empresária e farmacêutica Laura Andréa Paiva e tem três filhas: Sarah, Sophia e Lora. Nasceu no estado do Piauí e viveu a primeira infância no município de São Benedito, no Ceará.  Já em Fortaleza (CE), terminou seus estudos e ingressou, em 1980, no curso de graduação em Farmácia da Universidade Federal do Ceará (UFC).  É empresário desde 1986, ano em que também fez especialização voltada para a Indústria. Em 2006, cursou pós-graduação em gestão de Varejo, pela FIA/USP (Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo). Sua trajetória empresarial começou com a marca Farmácia Filizola. Em 2000, desenvolveu o rebranding para Santa Branca. Em 2004, iniciou a distribuidora de medicamentos. Atualmente, atua no varejo e no atacado, contando com 14 lojas, além de uma linha de marca própria Natuplen de polivitamínicos e minerais

MARCUS RAIMUNDO VALEMinicurrículo: Possui graduação em Farmácia e Bioquímica (Universidade Federal do Ceará – 1969), Mestrado em Bioquímica (Universidade Federal de Pernambuco – 1976), Doutorado e Pós-Doutorado em Farmacologia Bioquímica ? Oxford University (1982 e 1983). Atuou como pesquisador na área Farmacologia Bioquímica de Produtos Naturais e sobre o papel da adenosina, adenosina desaminase e suas isoenzimas no processo inflamatório. Foi docente e pesquisador do Departamento de Fisiologia e Farmacologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará desde 1976 até 2017. Aposentou-se como Professor Titular de Bioquímica Médica em dezembro de 2017. Foi Diretor Executivo da Seara da Ciência (Órgão de Divulgação Científica da UFC) de dezembro de 1999 até março de 2018. Atualmente trabalha em divulgação científica e popularização da ciência na Seara da Ciência.

MARTA MARIA DE FRANÇA FONTELESMinicurrículo: Marta Maria de Franca Fonteles possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará (UFC), mestrado e doutorado em Farmacologia pela UFC, e pós-doutorado em Farmácia Clínica pela University of Auckland, New Zealand. É professora titular da UFC, consultora ad hoc do Conselho Federal de Farmácia (2014 – atual) e membro titular da Academia Cearense de Ciências (ACECI). Além de ser pesquisadora do CNPq (bolsista PQ 1D), também exerce a função de coordenadora didático-pedagógica geral da Residência Multiprofissional em Atenção Hospitalar à Saúde da UFC, no complexo hospitalar (Hospital Universitário Walter Cantídio/Maternidade Escola Assis Chateaubriand). Atualmente é a coordenadora local do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento e Inovação Tecnológica em Medicamentos (PPGDITM/UFC, doutorado em associação). Tem experiência na área de Neurofarmacologia, estudando fármacos e plantas medicinais que atuam no SNC, através de estudos comportamentais, neuroquimicos, de neuroproteção, e modelos de convulsão. Também investiga mecanismo de ação das reações adversas causadas por medicamentos, no campo da vigilância pós-comercialização de medicamentos /estudos de segurança – Fase IV. Desenvolve projetos na área de Assistência Farmacêutica, particularmente envolvendo temáticas relacionadas à Farmácia Clinica/Atenção Farmacêutica, Farmácia Hospitalar, Farmacovigilância, bem como métodos de ensino para a prática de funções assistenciais e clínicas na área da Farmácia. Faz parte do Instituto Nacional de C&T em Inovação Farmacêutica (INCT_if). Pertence à Associação Brasileira de Ciências Farmacêuticas (ABCF), Associação Brasileira de Educação Farmacêutica (ABEF), Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC; presidente, desde 11/2019, da SBFC- regional Ceará), Sociedade Brasileira de Farmácia Hospitalar (SBRAFH), e à Sociedade Brasileira de Farmacologia e Terapêutica Experimental (SBFTE). É líder do Grupo de Pesquisa em Atenção Farmacêutica (GRUPATF) junto ao CNPq, coordenadora do Centro de Estudos em Atenção Farmacêutica (CEATENF), do Laboratório de Habilidades Clínicas e de Comunicação do curso de Farmácia (Lab. HabClinCom), e do Laboratório de Pesquisa em Farmácia Clínica e Translacional (Lab. FarmaClin T), pertencentes à UFC. Participa, também, dos grupos de pesquisa Grupo de Prevenção ao Uso Indevido de Medicamentos (GPUIM) e Melhores Medicamentos para Crianças (MeMeCri).

MARIA TERESA FEITOSA PESSOA DE CARVALHOMinicurrículo: Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Ceará(1980), especialização em Administração de Sistema Integral de Medicamentos pela Escola de Saúde Pública do Ceará(1999) e aperfeicoamento em Bioquímico Analista pela Universidade Federal do Ceará(1981). Atualmente é Farmacêutica do Governo do Estado do Ceará. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Análise e Controle de Medicamentos.

OSELITA LEITE MACIELMinicurrículo: Possui graduação em FARMÁCIA pela Universidade Federal do Ceará (1991). Prestadora de serviço, como farmacêutica no BLH- Hospital Infantil Albert Sabin. Farmacêutica Hospitalar no Instituto Dr. José Frota. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia Hospitalar, atuando principalmente em ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR.

SAMUEL LIMA SOARES – Minicurrículo: Farmacêutico – Graduação na Faculdade Mauricio de Nassau – Fortaleza / Curso de Capacitação na Instituição: HGWA – Hospital Geral Waldemar de Alcântara em Implantação e Desenvolvimento da Farmácia clinica / Atual farmacêutico corporativo na rede Hapvida, com experiência adquirida em anos de vivência na rotina hospitalar com ênfase na cadeia medicamentosa e no ciclo da assistência farmacêutica. Contribuindo com o desenvolvimento dos processos internos de logística e controle de estoque considerando os requisitos mínimos aplicados ao serviço de saúde. Contribui com o desenvolvimento dos protocolos assistenciais e multiprofissionais da rede a nível nacional incluindo assistência direta aos profissionais farmacêuticos das unidades implantas, sejam hospitais ou pronto atendimento.

%d