NOTA EXPLICATIVA SOBRE A INSCRIÇÃO DOS TÉCNICOS QUE ATUAM NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

NOTA EXPLICATIVA SOBRE A INSCRIÇÃO DOS TÉCNICOS QUE ATUAM NO LABORATÓRIO DE ANÁLISES CLÍNICAS

O CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO CEARÁ vem esclarecer aspectos relacionados à inscrição dos técnicos que atuam em laboratório de análises clínicas, nos termos que adiante seguem:

Inicialmente, cumpre-se salientar que, para que otécnico possa atuar dentro do laboratório de análises clínicas, é necessário que esteja inscrito no Conselho Regional de Farmácia de sua jurisdição, conforme descrito na Lei 3820/60 em seu Art. 13º, in verbis:

Somente aos membros inscritos nos Conselhos Regionais de Farmácia será permitido o exercício de atividades profissionais farmacêuticas no País.

Em uma segunda análise, o artigo posterior versa sobre a inscrição de profissionais não farmacêuticos, mas que podem atuar na área farmacêutica, desde que tenham inscrição ativa no Conselho Regional de Farmácia, conforme  parágrafo único, item a:

Em cada Conselho Regional serão inscritos os profissionais de Farmácia que tenham exercício em seus territórios e que constituirão o seu quadro de farmacêuticos.

Os profissionais que, embora não farmacêuticos, exerçam sua atividade (quando a lei autorize) como responsáveis ou auxiliares técnicos de laboratórios industriais farmacêuticos, laboratórios de análises clínicas e laboratórios de controle e pesquisas relativas a alimentos, drogas, tóxicos e medicamentos. (grifo nosso).

Diante desse cenário, ressalta-se que, para o profissional técnico de laboratório exercer suas atividades na área farmacêutica,é imprescindível a inscrição no Conselho Regional de Farmácia respectivo. Portanto, orientamos os proprietários de laboratório no Estado do Ceará a verificarem as inscrições dos técnicos que exerçam suas atividades dentro de seus estabelecimentos para conseqüente adequação, conforme a lei vigente.

Em virtude dos fatos mencionados, o Conselho Regional de Farmácia do Ceará coloca-se, inteiramente, à disposição para auxiliar os proprietários de laboratórios de análises clínicas nesse processo de adequação, inclusive por meio do nosso serviço de atendimento pelo whatsapp (85) 8152-6531 ou por email: crfce@crce.org.br.

Sem mais, renovamos votos de estima, saúde e consideração.

ARLANDIA CRISTINA LIMA NOBRE DE MORAIS

PRESIDENTE EM EXERCÍCIO DO CONSELHO REGIONAL DE FARMÁCIA DO CEARÁ

Clique aqui para fazer o download

%d blogueiros gostam disto: