As atualizações sobre o manejo clínico do paciente com Covid-19 serão abordadas na live desta terça, 14 pela (ESP/CE)

Repórter: Jackson de MouraArte: Júlio Lopes


Profissionais da saúde estão na linha de frente no combate ao Covid-19 e possuem necessidades e preocupações específicas no cuidado aos pacientes. Por conta disso, a Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE) realiza, semanalmente, lives interativas com especialistas para discutir a abordagem clínica da enfermidade. O manejo clínico do paciente infectado pelo Covid-19 será o assunto abordado na edição desta terça-feira, 14.

A transmissão ocorre a partir de 20h no site e canal do Youtube da ESP/CE com a participação da doutoranda pelo Departamento de Moléstias Infecciosas e Parasitárias da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), Ana Paula Porto, e o infectologista do Hospital São José de Doenças Infecciosas e pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisa em Virologia Clínica e Molecular da Universidade de Fortaleza, Keny Colares.

A live tem um formato ainda mais interativo. A transmissão é aberta para profissionais de saúde, que participam via chat e esclarecem dúvidas com os especialistas. Para isso, a abordagem contará com a mediação do superintendente da ESP/CE, Marcelo Alcantara, que também é médico pneumologista e intensivista.

ALCANCE

A primeira transmissão no formato ocorreu na semana passada e alcançou profissionais de saúde que atuam em todo o Estado. A live foi acompanhada por mais de 400 profissionais de 38 unidades de saúde, entidades e instituições de ensino, como o Conselho Regional de Enfermagem e Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Em tempos de distanciamento social, a iniciativa facilita ainda o acesso às últimas atualizações sobre Covid-19. É o caso da enfermeira Gerlania Rodrigues: “Nesses tempos de coronavírus, temos nos reinventado junto com toda a equipe para manter o trabalho da melhor forma. Assim, é bom receber as orientações da ESP/CE”, destaca a residente em Saúde Mental Coletiva lotada em Guaiúba, na região metropolitana de Fortaleza.

O infectologista Keny Colares, que havia sido um dos facilitadores da live passada, afirma que a iniciativa é de grande valia para médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e demais especialistas que atendem casos de Covid-19. “A live fugiu de um formato tradicional e a proposta agora é aprofundar as abordagens a partir da discussão de casos clínicos, mostrando sintomas, diagnóstico e o tratamento a fim do profissional compreender a partir de experiências práticas”, destaca.

Todo o conteúdo das lives é disponibilizado na íntegra no Youtube da ESP/CE e no hotsite coronavirus.ceara.gov.br.

Acesse:
– No Youtube da ESP/CE https://is.gd/youtubeESP
– No site da ESP/CE http://espvirtual.esp.ce.gov.br
– Ou no Telessaúde extranet.saude.ce.gov.br/telessaude

%d