FARMACÊUTICO, VOCÊ PODE AJUDAR A POPULAÇÃO CONTRA O CIGARRO.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) escolheu o tema “Tabaco e Doença Cardíaca” para refletir no Dia Mundial sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, e o mesmo tema para o Dia Nacional de Combate ao Fumo (29 de agosto). Com o slogan “Com o coração não se brinca. Faça a melhor escolha para a sua vida: não fume!”, a campanha tem o objetivo de alertar a população brasileira quanto aos danos sociais, políticos, econômicos e ambientais causados pelo tabaco – uma das principais causas de infarto e acidente vascular cerebral (AVC).

A campanha alerta para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a OMS, 7 milhões de pessoas morrem por ano por problemas causados pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

FARMACÊUTICOS – Os serviços de saúde prestados nas farmácias são os mais acessíveis para a maioria das pessoas e os farmacêuticos podem ser responsáveis, além da dispensação dos medicamentos, pela educação dos pacientes para o auto-cuidado em saúde.

O tabagismo precisa ser combatido com estratégias de prevenção e aplicação de programas e estratégias de cessação do hábito de fumar. Nesse processo, o farmacêutico tem um papel importante, pois o contato direto com o paciente permite que o aconselhe sobre os riscos do tabagismo à saúde, o motive a buscar programas de tratamento do tabagismo, disponível inclusive no Sistema Único de Saúde (SUS), e ainda dê suporte, se necessário, com o acompanhamento farmacoterapêutico.

O Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) disponibiliza para download uma cartilha com informações e dicas para quem deseja se livrar do tabagismo.

Acesse o folder do INCA em https://goo.gl/6AaFgF

#CFF #consulteumfarmacêutico #ConselhoFederalDeFarmácia