AMAMENTAÇÃO X MEDICAMENTOS: FARMACÊUTICA ESCLARECE DÚVIDAS

No Brasil, 67,7% das crianças mamam na primeira hora de vida e a duração média do aleitamento exclusivo é de 54 dias. Aproximadamente 41% das crianças menores de seis meses tiveram alimentação exclusivamente por leito materno no país. Os dados são do Ministério da Saúde que nesta semana lançou a campanha de aleitamento “Amamentação é a Base da Vida”. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) o leite materno reduz em até em 13% a mortalidade por causas evitáveis em crianças menores de cinco anos, além de restringir os casos de diarreia, infecções respiratórias, hipertensão, colesterol alto, diabetes e obesidade.

O farmacêutico é o profissional da saúde de mais fácil acesso por parte da população e apesar da amamentação ser uma prática natural, muitas mães têm dificuldades ou dúvidas sobre higienização da mama, posição correta e que medicamentos pode usar enquanto está na fase de amamentação. Em entrevista à Rádio NewsFarma, a farmacêutica Luciana Signor fala sobre um estudo que identificou os medicamentos isentos de prescrição que podem causar prejuízos à saúde do bebê durante a amamentação.

Ouça: www.newsfarma.org.br

#CFF #ConselhoFederalDeFarmácia #consulteumfarmacêutico #Leite#Amamentação