Diabetes, medicamentos e farmacovigilância na ENTREVISTA FARMACÊUTICA

O diabetes mellitus é uma pandemia em curso e em crescimento. Doença crônica não transmissível em que o corpo não consegue produzir insulina ou empregar a insulina que produz, o diabetes atinge 8,9% da população brasileira. A pior notícia é que, entre 2006 e 2016, o número de brasileiros com diabetes aumentou 61,8%. Os dados são do Ministério da Saúde. Estudiosos atribuem a expansão do diabetes ao crescimento e ao envelhecimento da população, à prevalência da obesidade e ao sedentarismo, entre outros fatores.

A população tem acesso gratuito ao tratamento e a ações de prevenção e diagnóstico da doença no SUS (Sistema Único de Saúde). Medicamentos gratuitos, também, podem ser obtidos no programa Aqui Tem Farmácia Popular, parceria do Ministério da Saúde com mais de 34 mil farmácias particulares. O paciente diabético pode ter acesso aos medicamentos cloridrato de metformina, glibenclamida e insulinas.

O diabetes é o tema da “Entrevista Farmacêutica” da quarta-feira (02.05.18), numa abordagem que inclui os novos medicamentos que chegaram ao mercado e os que são distribuídos na rede pública para o tratamento da doença e a importância da farmacovigilância nesse contexto. A entrevista vai ao ar, ao vivo, a partir das 15h30, pela “Rádio Nacional da Amazônia” (Ondas Curtas 11.780 KHz e 6.180KHz), emissora da EBC (Empresa Brasil de Comunicação). Esta entrevista será editada e veiculada, também, por uma rede formada por 2.205 emissoras de rádio localizadas, em todo o Brasil e, também, nos Estados Unidos (Flórida e Connecticut), Argentina, Uruguai, Paraguai e Guiana. A rede é liderada pela “Agência Radioweb”.

O ENTREVISTADO – Para falar sobre o diabetes, os medicamentos e a farmacovigilância, convidamos o DR. WESLEY MAGNO FERREIRA. Ele é farmacêutico formado pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde fez, também, especialização em Farmácia Hospitalar. DR. WESLEY MAGNO foi o idealizador (e é o coordenador) do ambulatório de adesão e autocuidado em diabetes, da Secretaria de Saúde do Município de Morrinhos, no interior de Goiás. É, ainda, conselheiro regional de Farmácia de Goiás e coordenador do Grupo de Trabalho em Saúde Pública do CRF-GO.

A “Entrevista Farmacêutica” é um esforço conjunto do Conselho Federal de Farmácia (CFF) e da “Rádio Nacional da Amazônia”/EBC e tem o objetivo de levar à população informações em saúde, com um sentido de utilidade pública. É idealizada e produzida pelo jornalista Aloísio Brandão, assessor de imprensa do CFF, e apresentada pela jornalista Artemisa Azevedo, da EBC.

CLIQUE AQUI E OUÇA A “ENTREVISTA FARMACÊUTICA” AO VIVO. Assim, você acessará a página da EBC. Em seguida, clique em “ouvir”.

Para ter acesso às entrevistas gravadas, entre na página do CFF (www.cff.org.br) e acesse o link para a “Entrevista Farmacêutica”.

Autor: Aloísio Brandão, jornalista do Conselho Federal de Farmácia.