Meça a sua pressão!

Começa nesta quinta-feira, 26 de abril, no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, a campanha Meça Sua Pressão, de iniciativa da Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH), contará com o apoio institucional do Conselho Federal de Farmácia (CFF). A ação visa alertar a população sobre os riscos da pressão alta. A doença afeta não só o coração, mas também o cérebro, rins e olhos e pode matar jovens e adultos.

Dados de pesquisa realizada pelo Ministério da Saúde (MS) revelam que o número de brasileiros com pressão alta cresceu 14,2% nos últimos 10 anos, chegando a 25,7%, na média nacional. Os dados da SBH revelam que a hipertensão é a causa de 300 mil mortes ao ano, sendo responsável por 40% dos infartos, 80% dos derrames e 25% dos casos de insuficiência renal terminal. A coordenadora da campanha, enfermeira Grazia Maria Guerra, explica que “a hipertensão arterial é uma doença silenciosa, não causa sintomas e é progressiva, por isso a importância do cuidado constante”, disse.

Entre os fatores de risco, Grazia destaca a obesidade, o histórico familiar, o sedentarismo, o consumo excessivo de sal e abuso de álcool, além do estresse como causas dessa doença que pode levar ao infarto, derrame cerebral ou insuficiência renal se não for tratada. “Essa enfermidade ataca em qualquer idade e não faz distinção de sexo”, enfatiza Grazia.

O CFF aderiu à campanha porque os farmacêuticos, como profissionais da saúde que lidam diretamente com a população, podem orientar as pessoas sobre hábitos de vida saudáveis e sobre o uso correto dos medicamentos, o que faz toda a diferença no controle da doença. De acordo com o presidente do Conselho, Walter da Silva Jorge João, “pela capilaridade das farmácias, os farmacêuticos têm um papel decisivo no rastreamento em saúde e controle da pressão alta e podem ajudar a minimizar as complicações e mortes decorrentes dessa doença”, afirma o presidente.

A assessora da presidência do CFF e farmacêutica clínica, Josélia Frade, enfatiza a importância da participação dos farmacêuticos nesta campanha e como membros da equipe multiprofissional. Solicita aos farmacêuticos que se mobilizem para fazerem parte dessa importante ação”, sugere Josélia Frade.

Para facilitar o engajamento dos profissionais selecionamos alguns materiais que podem ser utilizados:

1 – Procedimento de medida da Pressão Arterial
(Padronização da técnica de medida da pressão arterial – o material foi utilizado durante oficina prática realizada no Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas/2017)

2 – Cartão controle para o registro do resultado da medida
(Deve ser entregue ao Paciente)

3 – Calendário posológico como ferramenta para estimular a adesão aos tratamentos.
(Deve ser entregue ao Paciente)

4 – Estratégias para o cuidado da pessoa com doença crônica: hipertensão arterial sistêmica – publicação do Ministério da Saúde. Clique AQUI e acesse
Farmacêuticos: façam parte dessa campanha!
Meçam a pressão arterial dos pacientes, os orientem e encaminhe os casos suspeitos ou sem controle.
Os materiais podem ser impressos e utilizados no seu local de trabalho

A campanha Meça Sua Pressão se estenderá até 17 de maio, Dia Mundial da Hipertensão, com orientações aos cidadãos sobre a importância de se realizar a medida regular da pressão arterial, e como prevenir a hipertensão arterial. A apresentadora Ana Maria Braga e a atriz Marisa Orth são Embaixadora e Madrinha da ação da SBH, em 2018.

Fonte: Conselho Federal de Farmácia – CFF