X Enfaruni tem como tema “Farmácias Universitárias e as novas Diretrizes Curriculares Nacionais”

O X Encontro Nacional de Farmácias Universitárias (Enfaruni) será realizado na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), em Juazeiro, Bahia, de 11 a 14 de junho. O foco em 2018 é a Farmácia Universitária na perspectiva de adequação às novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Farmácia (DCNs).

O evento, que tem como um dos patrocinadores o Conselho Federal de Farmácia (CFF), contará com a presença de 12 profissionais renomados para debater o tema sob vários aspectos como “Tecnologia e inovação em saúde e a Farmácia Universitária como ambiente para ensino” e “Metodologias ativas no ensino/aprendizagem na Farmácia Universitária”.

O assessor da presidência do CFF, Tarcísio Palhano, é um dos convidados e irá apresentar o documentário “A Origem da Farmácia Clínica no Brasil”, produzido em 2017 por meio de uma parceria entre a Sociedade Brasileira de Farmácia Clínica (SBFC), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e CFF.

O professor Tarcísio Palhano, presidente da SBFC e fundador do primeiro serviço de farmácia clínica implantado no País, no Hospital das Clínicas/UFRN, destaca que a SBFC foi criada em fevereiro de 2017 para agregar professores e farmacêuticos que atuam na área clínica e que, como seu primeiro presidente, recebeu a missão de produzir um material sobre a origem da farmácia clínica no Brasil. “O documentário foi lançado em novembro passado, em Foz do Iguaçu, durante o I Congresso Brasileiro de Ciências Farmacêuticas. Desde então, ele tem sido apresentado em diversos outros eventos, sempre na perspectiva de que seja melhor conhecida a verdadeira história da farmácia clínica no Brasil, bem como de estimular novos farmacêuticos a enveredar por esta área tão nobre”.

Farmácia Universitária

Desde 2015, com a publicação da Nota Técnica nº 008/2015 pela Diretoria Nacional de Avaliação da Educação Superior do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (DAES/INEP), todos os cursos de Farmácia passaram, obrigatoriamente, a oferecer estrutura para a Farmácia Universitária, o que iniciou uma nova etapa na trajetória da formação farmacêutica.
Com a obrigatoriedade, a discussão e troca de experiências neste setor tornou-se de imensa contribuição aos profissionais envolvidos e o Enfaruni, que é realizado desde 2006, se fortaleceu. O encontro proporciona o debate entre os representantes da Farmácia Universitária de todo o país, a respeito da estruturação e manutenção de serviços. É uma oportunidade de os educadores farmacêuticos trocarem experiências sobre os projetos desenvolvidos, bem como construir ideias e ações operacionais possibilitando uma padronização de parâmetros.

Para mais informações acesse: http://www.cff.org.br/

Fonte: CFF